quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A nova princesa da Disney - Estreia do Filme "Moana"

Hoje entrou em cartaz a nova animação da Disney “Moana: Um Mar de Aventuras”, dirigido por John Musker e Ron Clements, responsáveis por “ Hércules”, “Aladdin” e “A Pequena Sereia”. 


O longa teve sua premiere no país no dia 03/12/2016,  na CCXP 2016.  O painel da Disney incluiu as ilustres presenças dos diretores da produção que falaram um pouco como foi emergir na cultura dos povos do Pacífico (em destaque Fiji, Samoa e Taiti)  para criar a ilha fictícia que viveria a princesa Moana e os aspectos de sua vida.


John Musker e Ron Clements
 (Foto de Alessandro Moraga na CCXP 2016).


Resuminho:

“O filme conta a história de Moana (Auli'i Cravalho), a filha única do chefe Tui (Temuera Morrison) de uma tribo polinésia. Moana desde pequena é fascina pelo mar, mas seu pai não permite que ela vá além dos recifes com medo de um terrível mal que vive no oceano aberto. Porém, Moana sabe que o próprio mar a chama para descobrir um grande segredo. Dividida entre seu coração e suas responsabilidades com a tribo, Moana acaba tendo que esquecer suas tentativas de ir em busca de respostas sobre seu passado e resolve ficar e ajudar sua tribo.  Mas todos os peixes desaparecem das praias, e os cocos aparecem misteriosamente  estragados, assim a jovem líder precisa solucionar esses problemas. Sua ama avó Tala (Rachel House), revela que uma relíquia de uma deusa chamada Te Fiti foi roubado, e por isso uma  maldição que drena a vida se espalhou,  devolver  a relíquia é o único jeito de salvar seu povo. Moana então parte com um veleiro e com Heihei, um galo de estimação muito atrapalhado, mas antes de salvar sua ilha ela precisa encontrar Maui - um poderoso semideus que possui um anzol mágico.”


Pais de Moana ( Sina e Tui)



Vó Tala
O filme não deixa de ser uma típica produção da Disney e de sua nova leva de princesas independentes. Moana tem as características físicas do povo da Oceania e seu grande amor é sua avó e o mar. Não existe um “príncipe” para salvá-la, ela mesma enfrenta as dificuldades que aparecem.  Uma líder que quer seu povo em novas aventuras, sem medo das descobertas que elas podem causar. Para Moana a inércia é um grande defeito.



O longa é divertido e apresenta uma protagonista com um diferencial étnico, mas não oferece muitas novidades. Não deixando de ser uma versão da  Princesa Elsa e tento todas as características que fizeram sucesso em Frozen e Valente.

A arte do conceito de Moana e camakau tradicional de Fiji 



Heihei
O bom dessa produção foi a grande pesquisa feita pelos diretores sobre a  cultura dos povos da Oceania:  “Maui” (um herói bem diferente que acompanha Moana nas aventuras) é uma lenda contada em várias regiões, sobre um semideus muito forte e poderoso que criou as Ilhas do Pacífico após pescá-las com seu anzol do oceano. Essa fábula  mostra a grande influência da "história oral"  para essas tribos, no filme isso está na personificação da vó de Moana. As evidências que os povos polinésios como grandes navegadores também são muito exploradas na película. 

Também é  interessante  o uso do carismático galo para acompanhar a personagem. As galinhas, que segundo descobertas recentes,  chegaram na América graças as viagens desses povos antes dos europeus. 

Moana cumpre seu papel de entreter o telespectador, você ira rir muito com essa adolescente e seus amigos.

Dica: Fique até o final, tem cena pós-crédito para quem ama o filme A PEQUENA SEREIA. :)


Maui e Moana

Nenhum comentário:

Postar um comentário