quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Você já conheceu alguém que não matou? [ATUALIZADO EM 06.10]


Série: Máquina Mortífera (Lethal Weapon). Fox. 2016

Martin Riggs e Roger Murtaugh  estão de volta, das telonas para as telinhas.
E o piloto foi EXPLOSIVO. 
E já assistimos o segundo episódio ... Confere aí.



Damon Wayans e Clayne Crawford
Criada pela Fox, e apresentada no Brasil pelo canal Warner, a série traz Damon Wayans como Roger Murtaugh, Clayne Crawford como Martin Riggs e Jordana Brewster como a Dra. MAureen Cahill e direção McG ( também produziu os  filmes As Panteras, As Panteras: Detonando e Exterminador do Futuro: A Salvação). 
  

Sinopse disponível no site da Warner: 

"Baseada na famosa franquia do cinema, MÁQUINA MORTÍFERA (LETHAL WEAPON) conta a história da dupla clássica de policiais Riggs e Murtaugh em sua luta contra o crime na Los Angeles dos dias de hoje. Amargurado após a perda de sua jovem esposa grávida, o ex-SEAL da marinha e detetive Martin Riggs se muda para a Califórnia para "recomeçar a vida", no LAPD. Ele irá atuar ao lado de Roger Murtaugh, que acaba de voltar ao trabalho após um infarto quase fatal." 


Como amantes dos filmes da dupla, é impossível não começar as série  já fazendo comparações entre os protagonistas, e logo já vi ser um erro ( NÃO FAÇA ISSO EM CASA), é impossível que a nova dupla se iguale a Mel Gibson e Danny Glover.

Os originais dos filmes.

É aí vem o primeiro erro da série. Os criadores tentam, já de começo,   trazer o espectador para os filmes, tentando te dizer que tudo será igual com o Riggs e Murtaugh, isso já aparece logo no encontro os dois e  na cena banco explodindo, que tem uma quase igual no começo de Máquina Mortífera 3. E aí faltou um pouco de personalidade dos roteiristas da série em dar uma cara própria a seus personagens. A dupla desde o começo já tenta mostrar a química entre eles, mas em seu primeiro episódio falha nisso, Damon Wayans tem o carisma de séries como Eu, a Patroa e as Crianças, o que já faz o espectador gostar do Roger desde o primeiro momento, já Clayne Crawford, apesar de ter alguns bons momentos no piloto, e até ter algum relance do charme do Martin Riggs, ainda não mostrou a que veio.

Mas então a série é ruim? Não, bem pelo contrário, a série é boa e faz o público de mais idade já se familiarizar com o que lhe é apresentado, e sentir aquela sensação boa de nostalgia de estar vendo novamente essa história.

A Fox também acertam em trazer um Roger com uma aparecia de mais novo (apesar de ter 50), já que para uma série se espera que tenham muitas temporadas. Tivemos também um pequeno amostra de como seria o Riggs antes da morte da esposa gravida, e teria sido bem interessante para da série mostrar ele antes desse trauma e o contraste com sua personalidade explosiva e quase suicida, tão marcante do personagem. e acho que os criadores poderiam ter dado um pouco mais de tempo para mostrar como estavam os personagens antes da formação da dupla.

Tudo é jogado na tela muito rápido, presumindo que aquela historia já é conhecida dos espectadores e talvez essa realmente seja a ideia dos criadores, garantindo a audiência dos fãs dos filmes logo de cara. Mas dessa forma na primeira meia hora nós já temos esposa morta,  Murtaugh de volta a policia após problemas de saúde, novo parceiro, Riggs maluco, explosão; perseguições e Riggs na casa do Roger a convite da mulher de Roger. E aí você pensa, qual é? Por que a pressa? Temos aí pelo menos 13 episódios, vamos com calma Fox.

Apesar de se ambientar nos dias atuais, o piloto traz um tipo de ação muito anos 80, e muito bem feita, e esse é mais um acerto da série, afinal isso é Máquina Mortífera e é isso que o público quer ver.

O primeiro episódio parece um filme inteiro e agradou, mas os roteiristas terão dificuldades de conseguir um publico novo se não achar uma maneira de trabalhar bem a história para não ficar somente em um exagero de ação e acabar por enjoar o público que estão herdando dos filmes.



Então vale a pena assistir. Para os velhos boa diversão e para os novos um recado, Assistam os filmes que eles são demais.


[Atualização]
E O SEGUNDO EPISÓDIO...


E a Máquina está cada vez mais Mortífera.

Acabei de assistir o segundo episódio da série, e ao contrário do horrível trocadilho,  foi demais, trazendo a tona os melhores momentos do filme original e ao mesmo tempo fazendo com que Damon Wayans e Clayne Crawford fiquem  de vez o seus pés na história de Roger Murtaugh e Martin Riggs. 

O segundo episódio conta um caso onde a dupla investiga um desvio ilegal de armas extremamente letais e ao mesmo tempo protegem uma testemunha chave para o caso. Este episódio traz todo peso dramático da história do Riggs e de como cada vez mais existe a aproximação dele com a família Murtaugh. E a química entre os dois personagens principais da série já está no ponto logo no segundo episódio, com aqueles momentos cômicos e emocionantes que tanto estávamos acostumados a ver nos filmes. 

A série já acaba com todas desconfianças que os fãs poderiam ter já logo no começo e já deixa muito ansioso pelo próximo episódio. E como um desses fãs, já me deixaram muito feliz. 

A série passa no Brasil pela Warner,  Terças às 22:30 ( a estreia foi essa semana, dia 04.10).



Alessandro Moraga 
Instagram: @nao_alimente_os_zumbis

2 comentários:

  1. Parece um pouco com o que houve com Macgyver. Mas nesse caso a história ainda cabe nos dias de hoje, já que a temática policial nunca morre. No caso de MacGyver parece uma temática que cabe bem nos anos 80, mas nem tanto hoje em dia, justamente pelo quesito tecnologia. Mas Máquina Mortífera é um clássico, e o ideal seria não inovar muito e sim dar uma continuidade colocando em outras situações e explorar o cânone. Sucesso com o blog...!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais ou menos isso mesmo, esse tom que vão ter que achar, como não fugir do clássico, mas conseguir desenvolver uma série sem cair na mesmice a cada episódio. Acho que os filmes ainda tem um bom material pra ser explorado na série, porém vai precisar desenvolver melhor suas histórias, caso contrário não chegará a uma segunda temporada, infelizmente.

      Excluir